Histórico

[field_imagem_fid]

Revivendo sua história...

Dom José Pereira Alves, Bispo de Natal, queria  fundar um Colégio, na cidade de Caicó, RN, para  meninas da Região do Seridó.  As Irmãs, Filhas do Amor Divino, foram designadas  para realizar essa missão, chegando à cidade de Caicó no dia 11 de outubro de 1925. Foram 9 religiosas pioneiras, chefiadas pela austríaca, Ir.Teresina Werner.  Quando chegaram ao local da missão, o Prefeito,  Sr. Coronel Joel Damasceno, colocou à disposição delas sua residência, hoje Biblioteca Pública. Com a ajuda de Deus, do Governador do Estado, Dr.  José Augusto, do Vigário Local, Cônego Celso Cicco e outros caicoenses ilustres, as religiosas iniciaram, no dia 1º de fevereiro de 1926, o ano letivo, com 72 alunas.

O Ginásio recebeu a denominação de Santa Teresinha em homenagem àquela Santa francesa, cuja canonização coincidiu com o ano de sua fundação, 1925. Desde os primórdios, nossa Escola vem se  empenhando para atender às necessidades da família sertaneja, tendo sido criado em 1941 o Curso Comercial de Contabilidade, reconhecido pela Portaria de janeiro de 1948. Outra Portaria Ministerial concedeu funcionamento ao Curso Ginasial, oficializado em 1947. Foi também criado, através do 1º Bispo dessa Diocese, Dom José Delgado de Medeiros, a Escola Doméstica Darci  Vargas, que tantos benefícios prestou à mulher caicoense.
Com o passar do tempo, começou a procura por matrículas para o sexo masculino. Novamente pensando em atender às necessidades da família sertaneja, as Irmãs aceitaram mais esse desafio e em 1952 passaram a receber moças e rapazes, continuando a missão de oferecer uma educação de qualidade para a sociedade seridoense.

Em 1971, a designação de Colégio foi substituída  pelo nome de Educandário Santa Teresinha. Nos primeiros anos de existência da Escola, a luta foi árdua. Porém, em pouco tempo, o Ginásio Santa Teresinha conseguiu firmar-se nos círculos  educacionais de Caicó, graças à tenacidade, ao zelo,  dinamismo e espírito missionário das Irmãs, orientadas pela ardorosa Ir. Teresina Werner. 

Em 2004, o Educandário Santa Teresinha foi  ampliado com a fundação do Ensino superior.
FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA, com os  seguintes cursos: SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE  PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, ADMINISTRAÇÃO E   TURISMO. O êxito, que ora desfrutamos, é devido à coragem e persistência das Irmãs que lançaram a semente e de todas aquelas que dão continuidade a essa benéfica  obra educativa e evangelizadora. 82 ANOS já foram devotados à Educação e Evangelização de Caicó e de toda a Região do Seridó, formando profissionais  competentes nas diversas áreas profissionais. Foi sempre notável o esforço dessas educadoras   abnegadas, que procuraram suprir as deficiências do sistema educacional, com uma fé inquebrantável em Deus e apropriando-se dos métodos hodiernos mais eficazes. O Educandário Santa Teresinha é uma Escola evangelizadora, consciente da sua missão cristã, que procura orientar o educando para o desenvolvimento integral de suas potencialidades, como elemento de auto-avaliação, qualificação para  o trabalho e preparo para o exercício da  cidadania. Sempre crescendo, sempre pra frente! Promovendo a atualização do seu corpo docente, da  equipe técnico e administrativa e mantendo verdadeiro diálogo com os pais dos seus alunos.                                                        .                                    
Atualmente a comunidade religiosa do Santa  Teresinha é constituída de 11 Irmãs, 57  professores e 25 funcionários, apostando realmente   na educação total da juventude caicoense, tendo em   vista um Brasil melhor, onde haja lugar para  todos. Nosso Colégio oferece os cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para ambos os sexos. Investe, a cada passo, pela melhor qualidade de  ensino, procurando trabalhar numa  metodologia moderna, com técnicas atualizadas, inclusive com laboratório de Informática, ligado a Internet.

  E assim, de batalha em batalha, de glória em glória, o Educandário Santa Teresinha está  cumprindo, com dignidade, a sua missão de  Evangelizar e Educar.

Educandário Santa Teresinha Rua Visitador Fernandes, 78 - Bairro: Centro - Caicó/RN
Telefone: (84) 3421-1425