Estrutura do EST

Conheça um pouco de nossa estrutura, de quando foi fundado o nosso educandário até hoje, é uma longa trajetória e uma história de grande valor para toda a região do Seridó.

Capela Santa Teresinha

Em 1925, foi fundado o Educandário Santa Teresinha e junto com ele surgiu uma pequena capela, que com o passar dos tempos, devido ao progresso e ao desenvolvimento da Escola, não comportava mais pessoas que aqui conviviam. Em 1946, na administração de Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida, foi construída a atual capela, lugar sagrado, que muito ajudou e ajuda na formação religiosa de todos que por aqui passaram e passam. Todo aluno que pelo EST passa, leva consigo alguma coisa do Colégio e com certeza a imagem dessa capela no coração.

 

Praça de Recreação

A praça do nosso Educandário passou por várias reformas, devido à necessidade de uma maior área para recreação, já que a antiga estrutura, formada por mesas e bancos, não oferecia ao aluno o espaço adequado.

 

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática com 25 computadores e um servidor com acesso a internet 24h, sala climatizada e com projetor multimídia para auxílio nas aulas. Sua utilização como instrumento de aprendizagem é importante para o desenvolvimento dos alunos no mundo virtual e para auxiliar o aprendizado adquirido em sala de aula.

 

Laboratório de Ciências

O laboratório de ciências, físicas e biológicas do EST tem como objetivo desenvolver habilidades de raciocínio no aluno e motivá-lo para o aprendizado ao aplicar os conteúdos em situação do dia-a-dia. Dicas importantes para o bom uso de um laboratório de ciências. Observe-as sempre! Uso obrigatório de capa de proteção para o corpo (avental, luvas, etc.). Não devem usar jóias, bijuterias ou relógios para evitar que se enrosquem nas aparelhagens, ou entrem em contato com os reagentes. Instruções básicas para o trabalho de laboratório:

• O ponto de partida para a elaboração de uma aula prática é saber qual o objetivo que quer atingir com a experiência.
• Antes de iniciar qualquer aula prática, leia atentamente as instruções referentes à experiência proposta.
• Organize todo o material necessário para a realização de experimento. Se estiver trabalhando em grupo, divida as tarefas entre seus colegas.
• Leia atentamente os rótulos dos frascos antes de utilizar qualquer substância. Nunca cheire ou prove o seu conteúdo. Caso algum reagente forte seja derramado em sua pele, lave-a imediatamente em água corrente.
• Siga cuidadosamente, as instruções contidas no item "PROCEDIMENTO". Anote tudo o que você observar, pois assim terá o máximo de informações para a elaboração de relatórios.
• Ao manusear vidros, tenha muito cuidado para não quebrá-los, nem se cortar.
• Quando tiver que determinar o volume de um líquido em uma proveta, procure fazê-lo em relação a parte abaixo do menisco.
• Nunca esqueça um tubo de ensaio vazio, nem com a boca voltada para você ou para qualquer outra pessoa. Substâncias inflamáveis devem ser aquecidas em banho-maria.
• Qualquer acidente deve ser imediatamente comunicado ao professor, que tomará as providências necessárias.
• Não descarte na pia sobras de material usado nas experiências, principalmente se forem sólidas, pois podem entupir o encanamento.
• Depois de usados, os materiais devem ser lavados, secos e guardados. Vidros e plásticos manchados devem ficar de molho em água levemente acumulada com detergente.
• Em nosso laboratório dispomos de algumas substâncias, vidraçarias para a realização das experiências, como também exemplares de animais empalhados, anatomia humana artificial e óssea.
Todas as orientações acima são observadas pelos professores que o utilizam cotidianamente. Aproveite bem este importante recurso que o EST lhe oferece, caro aluno, e amplie seus conhecimentos.

 

Biblioteca

A biblioteca do EST tem como patrono Dr. José Augusto de Medeiros, em homenagem e gratidão ao então governador do Estado e grande benfeitor do referido Colégio. O primeiro livro a fazer parte do acervo da biblioteca foi "Tesouro da Juventude". Atualmente temos obras importantíssimas que ajudam ao processo ensino-aprendizagem, uma vez que constitui uma fonte de pesquisa primordial, bastante atualizada, auxiliando os alunos da escola e os estudiosos em geral.
 

Sala de Vídeo                       

No Educandário Santa Teresinha, um dos recursos muito utilizado é a sala de vídeo, por entendermos a necessidade e importância de diversificar metodologias e por atingir a área de um interesse dos nossos educandos. As reflexões a seguir, a cerca da introdução de filmes como apoio pedagógico, são válidas antes de optarmos pela sua utilização: O filme é uma fonte muito valiosa para estabelecermos uma relação de sua mensagem com o conteúdo a ser trabalhado, pois se trata de uma forma de linguagem mais próxima do aluno e distinta dos utilizados normalmente nas aulas. Existem no mercado alguns filmes didáticos, porém, podemos lançar mão de filmes comerciais, interessantes para o aluno e utilizar seu enredo para propor questões, ampliar informações, motivar o estudo do tema e facilitar a compreensão de determinados assuntos. A sessão de filmes na escola pode tornar-se apenas diversão para os alunos, mas para que isso não aconteça, devemos fazer um trabalho prévio e outro posterior, discutir com aluno qual a contribuição do filme para o estudo do assunto e dirigir a observação do mesmo para aspectos relevantes de seu conteúdo. Os alunos devem ser orientados a anotar as informações prioritárias para utilizarem em discussão posterior a exibição do filme.

 

Auditório
               
Em março de 1946, iniciou-se uma campanha em favor da construção de um salão auditório. Na época, a escola era administrada pela Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida. O referido salão foi inaugurado com a festa de formatura da 1ª turma de contadores da Escola Técnica de Comércio. Ao longo dos anos, o auditório passou por várias transformações, tendo ocorrido a mais recente na gestão da nossa Diretora, Irmã Eliud Nogueira dos Passos, que fez uma reforma geral: trocou piso, fez pintura, mudou o teto e colocou mais ventiladores e assim, hoje, temos um ambiente mais agradável para ser utilizado nos eventos sócio-culturais, religiosos e ainda na produção de peças teatrais.

 

Piscina Semi-Olímpica

Preocupados em atender aos anseios dos pais e, principalmente dos nossos alunos, o nosso Educandário está ampliando cada vez mais as suas instalações no sentido de favorecer à prática do esporte. A partir do ano de 1999, a natação e a hidroginástica passaram a ser uma realidade no dia-a-dia dos nossos alunos, com a construção das nossas instalações aquáticas com piscina semi-olímpica.Em 2000, ano em que o EST comemorou 75 anos de fundação, presenteamos a comunidade com um campo de futebol, uma pista de atletismo e uma sala de judô. Nesse sentido, o esporte passa a ter um novo e importante espaço, o que nos deixa feliz em poder cumprir, apesar de toda a dificuldade do contexto econômico atual, mais uma reivindicação de pais e alunos. Para todas essas novas modalidades que aparecem como atividade diária em nossa escola, contratamos profissionais especializados que garantem uma prática esportiva responsável, sadia e vencedora.

 

Quadra de Esportes

Em 1983 a inauguração da quadra de esportes Ir. Maria Helena Guimarães tornava realidade um velho sonho das nossas diretoras, mas não conseguimos suprir por completo as necessidades relacionadas à prática de tantos esportes que, ano a ano, foram sendo reivindicados pela comunidade escolar.A referida quadra é de uma suma importãncia para o Educandário, pois lá acontecem vários eventos importantes como: Prática esportiva em geral, festas socio-culturais e eventos religiosos.

Educandário Santa Teresinha Rua Visitador Fernandes, 78 - Bairro: Centro - Caicó/RN
Telefone: (84) 3421-1425